Papai Noel Pantaneiro doa livros para biblioteca da Escola Municipal José Inácio Fraga, em Alto Araguaia

Por Monique Esposito (Estagiária) | Assecom

Nesta quinta-feira (15) a Biblioteca Cecília Meireles, da Escola José Inácio Fraga de Alto Araguaia (MT), recebeu doações de dezenas de livros do Papai Noel Pantaneiro, o senhor Clóvis Matos, 64 anos. Representado pela secretária de Educação, Paula Fraga, a iniciativa surgiu após conhecer a unidade na primeira vinda no município, no inicio de julho, onde também participou do evento Vem Pro Parque.

A doação veio de encontro com o projeto “Viajando pelo mundo da leitura”, desenvolvido na unidade de ensino. Conforme explica a responsável pelo acervo, a professora Marilene Barbosa, os novos livros contribuírão de maneira positiva na continuação do projeto. “Os alunos sempre frequentam a biblioteca. Sempre que chega livros novos para nós, é importante, porque são mais opções para os alunos lerem. Ficamos felizes e só tem a somar em nossos esforços com o projeto de leitura”, declarou a professora.

A aluna Livia Reis Simião, 9 anos, revela ter gostado muito da iniciativa da doação de livros por ser bom para a escola. Livia conta que seus livros preferidos são os de poemas, e sua autora preferida é a Cecília Meireles. “A iniciativa do senhor Clóvis foi muito generosa. Eu espero que todos gostem dos livros. E eu sou uma das que irei ler esses livros”, disse entusiasmada.

Na ocasião, a professora responsável pela biblioteca reforçou ainda que a comunidade também pode promover a doação de livros. “Nós agradecemos pela contribuição, porque todos os livros que vierem tanto para pesquisa, como para leitura, vão contribuir para o nosso incentivo a leitura, que fazemos durante o ano inteiro”, pontua.

PROJETO INCLUSÃO LITERÁRIA – Criado em 2005 por iniciativa do historiador Clóvis Matos, o projeto Inclusão Literária visa o incentivo a leitura além de tornar a literatura mais acessível para pessoas de baixa renda à partir da biblioteca itinerante. Conhecido como Papai Noel Pantaneiro, Clóvis se veste de papai noel a mais de 13 anos e já doou mais de 50 mil livros em todo o estado de Mato Grosso.